Ubuntu 7.10 – Mono – Rails…. Eu adoro linux.

Bom pessoal ontém eu terminei de configurar minha máquina com o Ubuntu 7.10, eu estava usando o OpenSuse 10.2.

Primeiro vou falar sobre o Suse, minha história com Suse é bem antiga, e eu fiquei algum tempo sem instala-lo, pois estava muito satisfeito com o Ubuntu, porem comecei a ter dificuldades de atulizar o Mono, pois a pessoa que mantém os pacotes do mono para Ubuntu demora muito para atualizar, porem para instalar as coisas no Suse é mais complicado (quem mandou se acostumar com apt-get). Mas sem dúvida é um sistema muito estável e fácil de ser configurado.

Porem eu estava lendo sobre os novos recursos no Ubuntu 7.10, e sem dúvida teve um que me chamou MUITO a atenção, foi a inserção de configuração de placas de rede sem fio BroadCom. Que é um inferno para instalar (meu note usa essa placa), e sem dúvida eu não tive nenhuma dificuldade de instalar no 7.10, ele diz que é um Drive Proprietário, pergunta se eu quero indicar um firmeware, nesse momento eu pensei -Agora fudeu, eu não tenho o firmeware, vou ter que buscar na net – porem quando eu olhei direito eu vi uma opção para que ele mesmo baixase, com um endereço já selecionado, e ai foi só alegria, eu não  tive que alterar nada.

Sem falar em conseguir configurar meu segundo monitor (coisa que eu nunca conseguir fazer no windows, mas já tinha feito no suse), com as configurações corretas sem alterar o xorg.conf (eu tb não tinha conseguido fazer isso no suse).

Falando um pouco de Rails eu achava que o RadRails era muito bom , até descobrir um plugin para o NetBeans que é melhor, além do code-complete realmente funcionar, estou testando ele e depois volto a falar.

E sobre o mono, eu agora estou com meu ambiente linux totalmente funcional, e vou voltar a escrever sobre desenvolvimento usando o MonoDevelop, porem o aplicativo será Web.

abraços a todos a até a próxima.
[]’s Rafael Martins.