IDEs – Elas trabalham ou você ?

Olá pessoal, desta vez não venho falar de linguagens de programação (mas sempre coisas ligadas a ela). Venho falar de editores ou IDEs ou nome que quiser.

Bom, eu venho do mundo Microsoft (na parte de desenvolvimento), e temos que admitir, o Visual Studio é um ótima ferramenta, assim como Eclipse, ou NetBeans, mas todos tem o mesmo problema: são muito pesados.

Isso tb me faz lembrar de quando aprendi Asp (não o Asp.Net) e Html, onde o nosso editor era o Bloco de Notas do Windows, e tinha uma coisa que eu gostava, era muito leve (mas de resto era horrível), depois comecei a usar o DreamWeaver, pois ele deixava tudo colorido, nesse momento isso para min era o suficiente, depois eu aprende a usar-lo para programar, sem dúvida, algumas coisas ele agilizava o desenvolvimento, mas tb era muito pesado.

Depois de minha imersão no mundo dos padrões web (ainda no usando o windows para desenvolvimento) eu passei a usar o edit plus, muito bom, adoro ele no windows.

Quando passei a desenvolver em .net, sem dúvida voltei ao mundo das pesadas ides, depois passar a desenvolver em mono, e usando o monodevelop, que tb não das mais leves, mas no geral o linux sabe tratar o hardware melhor do que o windows.

Então iniciei meus trabalhos com Ruby On Rails, onde minhas necessidades eram diferentes, usei o Aptana, usei NetBeans, mas sempre com algo me incomodando, eles eram pesados e os achei limitados em alguns pontos, por exemplo, eu sempre tinha quer estar com um terminal aberto, além do programa, e depois de um tempo buscanco uma solução, decidi qual vai ser meu editor no mundo linux, pasmen.

Escolhi o Gedit, com alguns plugins eu consegui, um console, auto-complete, colorização, arvore de diretórios, não necessito de mais nada, um editor leve que me atende em tudo que necessito.

Eu quis passar por tudo isso para chegara seguinte conclusão:

Se você sente falta de uma utilidade, ou acha pesado, ou simplesmente não está satisfeito com sua ide, não tenha medo de mudar, pois a mudança é que gira o mundo, e nem sempre é um ide que vai deixar eu trabalho mais rápido ou melhor. Tudo isso depende somente de você.

[]’s Rafael Martins.

Meu Gedit

Gedit

2 Comentários on “IDEs – Elas trabalham ou você ?”

  1. Bem eu sempre me relutei a deixar de usar o Bloco de notas e vc sempre me pentelhou para usar o Dreamweaver. Tudo bem as letrinhas coloridas ajudam mas agora eu estou sendo meio q orientado (Obrigado) a voltar a programar ASP e aprender a PHP quais os programas de Windows vc me recomenda.

  2. rafaelmws disse:

    depende da forma que vc quer aprender 🙂

    Se você quer somente fazer as coisas funcionarem use o Dreamweaver, pois ele vai fazer muita coisa para você.

    Agora se você quer aprender MESMO, você pode usar o EditPlus, que eu gosto muito, mas como não tenho usado Windows (Graças a Deus), eu não tenho usado ele.

    Mas tudo depende do que você necessita, e de quanto tempo vc tem para aprender e errar.

    []’s Rafa.

    ps: Usar Asp com o Asp.Net já quase na versão 3.0 é foda…. e PHP hummm, bommm, tente Rails [:-)]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s